O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.
E DO FEIRANTE.
No Brasil, o dia do feirante é comemorado em 25 de agosto
O dia do feirante é
comemorado em 25 de agosto, data que marcou a realização da primeira feira
livre no país, no Largo General Osório, em São Paulo, no ano de 1914.
A ideia
surgiu dos próprios produtores, uma vez que após fazerem as vendas de seus
produtos para donos de restaurantes e mercearias, não sabiam o que fazer com as
mercadorias que restavam, assim, tentavam vendê-las a preços mais baixos,
diretamente para a população.
A partir do
Ato 625, o prefeito da capital paulista, Washington Luis, oficializou e
implantou as feiras livres no Brasil, sendo que hoje seguem as determinações da
Lei nº 492/84.
PARABÉNS A TODOS OS SOLDADOS E A TODOS OS FEIRANTES, DOIS PERSONAGENS IMPORTANTÍSSIMOS NA VIDA DE CADA BRASILEIRO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário