Teve início nesta terça feira dia 12/03, as 14:00h, no CDC do Centro Educacional José Marcos Gusmão a abertura da Jornada com os monitores do Programa “Mais Educação” no município de Itapetinga. Iniciado em 2012, em três escolas da Rede Municipal, o programa atende a proposta de Educação Integral com objetivos claros como superar a dificuldade de aprendizagem, a repetência, evasão e a vulnerabilidade social.
Na oportunidade Higro Souza Silva, coordenador do Programa na Rede Municipal, desejou boas vindas ao grupo e apresentou a programação da jornada que se estenderá até sexta feira dia 15/03, esclarecendo ainda algumas questões sobre o atendimento do Programa.
A Secretária Municipal de Educação Eliene Chaves falou sobre a importância do programa e os benefícios que trará aos alunos da Rede Municipal de Ensino e às famílias. Destacou o fato de ser um desafio a ser abraçado por todos.
Na seqüência foi ministrada uma palestra com o tema: A Proposta Lúdica na Educação Integral, pelas coordenadoras Leandra Couto, Elizabete Zeferino e a psicóloga Flavia Lessa do PRESE.
Saibam mais um pouco sobre o programa:
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
E A ESCOLA ISAURA COSTA TAMBÉM INTEGRA O GRUPO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ITAPETINGA QUE DESENVOLVERÁ O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. AGUARDEM DETALHES E MAIS NOVIDADES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário