O Blog Escola Isaura Costa tem como principal objetivo divulgar as atividades pedagógicas diárias desta Unidade Escolar, além das dicas, trabalhos, projetos... de modo a relacionar esse trabalho às novas tecnologias da informação e comunicação. Colaborador Geral - Profº Ronaldo Rocha.

domingo, 13 de abril de 2014

13 DE ABRIL - DIA DA 1ª EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO


 Hino Nacional Brasileiro

         O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 [1] pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.

Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.[2]

Francisco Manuel da Silva, autor da música do hino nacional brasileiro.

A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.

A orquestração do hino é de Antônio de Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino.

A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, chamada inicialmente de "Marcha Triunfal" para comemorar a Independência do país. Essa música tornou-se bastante popular durante os anos seguintes, e recebeu duas letras. A primeira letra, produzida quando Dom Pedro I abdicou do trono, foi de autoria de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, sendo cantada pela primeira vez, juntamente com a execução do hino, no cais do Largo do Paço (ex-Cais Pharoux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), a 13 de abril de 1831, em desacato ao ex-imperador que embarcava para Portugal. A letra dizia o seguinte:

Os bronzes da tirania
Já no Brasil não rouquejam;
Os monstros que o escravizavam
Já entre nós não vicejam.

(estribilho)
Da Pátria o grito
Eis que se desata
Desde o Amazonas
Até o Prata

Ferrões e grilhões e forcas
D'antemão se preparavam;
Mil planos de proscrição
As mãos dos monstros gizavam

 

O hino passou assim a se chamar "Hino ao 7 de abril" em alusão à abdicação de Dom Pedro I. Já a segunda letra, na época da coroação de Dom Pedro II, de autoria desconhecida, dizia:

Negar de Pedro as virtudes
Seu talento escurecer
É negar como é sublime
Da bela aurora, o romper

Durante o segundo reinado, o hino nacional era executado nas solenidades oficiais em que participasse o imperador, sem qualquer canção.

Após a Proclamação da República em 1889, um concurso foi realizado para escolher um novo Hino Nacional. A música vencedora, entretanto, foi hostilizada pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Esta composição ("Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!...") seria oficializada como Hino da Proclamação da República do Brasil, e a música original, de Francisco Manuel da Silva, continuou como hino oficial. Somente em 1906 foi realizado um novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, que foi oficializado por Decreto do Presidente Epitácio Pessoa em 1922 e permanece até hoje.

De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).

Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio.

Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.

HINO NACIONAL BRASILEIRO
Primeira Parte
Segunda Parte
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". (*)

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Dia Mundial da Saúde: Veja 8 dicas para deixar sua vida mais saudável!
 

 
Sabia que nesta segunda-feira (7) é comemorado o Dia Mundial da Saúde? Por isso, use esta data como incentivo para melhorar sua própria saúde. A médica clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, disse que "nessa data é importante às pessoas lembrarem-se de fazer exames preventivos com regularidade e ter hábitos saudáveis, que incluem a prática de exercícios diários e a adoção de uma alimentação balanceada.”
A especialista reforça ainda que diversas doenças, quando diagnosticadas precocemente, têm melhor evolução ao serem tratadas.

— Isso é importante porque certos tipos de doenças podem não apresentar sintomas aparentes, como é o caso hipertensão arterial, diabetes, HIV, hepatites, dislipidemia (aumento de colesterol e/ou triglicérides).

 
Homens e mulheres precisam de cuidados específicos, assim como as crianças. Acima de 40 anos, eles devem fazer exames de colonoscopia e próstata, enquanto elas, ultrassom pélvico, de mama e papanicolau (esse apenas para quem tiver vida sexual ativa).
 
Veja dicas da médica:
 
1) Realizar exames de checkup, pelo menos, uma vez por ano. Além do teste ergométrico, que avalia o amplo funcionamento cardiovascular, a lista inclui outros para controlar os níveis de colesterol ruim, açúcar, ácido úrico, função do rim e fígado e triglicérides no sangue, além de sorologias para hepatite B e C, dentre outras;
 
2) Ficar em dia com a caderneta de vacinação. Lembre-se de que nem só as crianças necessitam de vacinas. Doses contra difteria, tétano, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras, devem ser repetidas na vida adulta.
 
3) Prestar atenção aos sinais do corpo. Cólicas, sonolências, fraquezas e enxaquecas podem ser indicativos de doenças sérias ou infecções por vírus e bactérias;
 
4) Praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma alimentação mais saudável possível. Com isso, evitar excessos na ingestão de açúcar, gordura e fritura;
 
5) Evitar a prática do fumo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas;
 
6) Crianças: Além de consultas com pediatra, os pequenos devem passar pelo atendimento com outras especialidades médicas. No caso do oftalmologista, a primeira consulta deve acontecer por volta dos 2 ou 3 anos, período em que ainda é possível a correção de diversos problemas;
 
7) Mulheres: Exames como ultrassom pélvico, de mama e papanicolau (esse apenas para quem tiver vida sexual ativa). As que tiverem mais de 40 anos precisam incluir: mamografia e densitometria óssea.
 
8) Homens: É indicado autoexame regular nos testículos. Quem tiver mais de 40 anos, exames de colonoscopia e próstata são recomendados.

terça-feira, 1 de abril de 2014

DATAS COMEMORATIVAS - ABRIL 2014


MÊS DE ABRIL 2014 - FIQUE DE OLHO!!!
 
 
01 – Dia da Mentira
02 – Dia
Internacional do Livro Infanto-Juvenil
02 – Dia Mundial de Conscientização do Autismo
04 – Dia Nacional do Parkinsoniano
04 – Dia do Livreiro Católico
07 – Dia Nacional do Jornalista
07 – Dia do Médico Legista
07 – Dia Mundial da Saúde
08 – Dia da Natação
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
08 – Dia Nacional do Sistema Braille
08 – Dia Mundial da Astronomia
09 – Dia Nacional do Aço
10 – Dia da Engenharia
12 – Dia do Obstetra
13 – Dia do Office-Boy
13 – Dia do Hino Nacional – (1º Execução do Hino N. Brasileiro -1831)
13 – Dia do Beijo
13 – Dia Mundial da Juventude
13 – Domingo de Ramos (Semana Santa)
14 – Dia Pan-americanismo
14 – Dia Mundial do Café
15 – Dia da Conservação do Solo
15 – Dia Mundial do Desenhista
15 – Dia do Desarmamento Infantil
16 – Dia Mundial da Voz
17 – Dia Internacional das Lutas camponesas
17 – Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária
17 – Dia Mundial do Portador de Hemofilia
17 – Missa da Ceia do Senhor – LAVA-PÉS (Semana Santa)
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil
18 – Dia de Monteiro Lobato
18 – Sexta-feira da Paixão do Senhor (Semana Santa)
19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
19 – Vigília Pascal (Semana Santa)

19 – Aniversário de Joelma (Secretária da Escola Isaura Costa)
20 – Dia do Diplomata
20 – Dia do Disco
20 – Domingo de Páscoa (Semana Santa)
21 – Tiradentes – Feriado
21 – Fundação de Brasília. Aniversário de Brasília
21 – Dia da Latinidade
21 – Dia do Metalúrgico
21 – Dia do Policial Civil
21 – Dia do Policial Militar
22 – “Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Aviação de Caça
22 – Dia da Comunidade luso-brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
23 – Dia Mundial do Escoteiro
23 – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23 – Dia Nacional do Choro (música)
24 – Dia Internacional do Jovem Trabalhador
24 – Dia do Operador de Triagem e Transbordo
25 – Dia do Contabilista
26 – Dia do Goleiro
26 – Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 – Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 – Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
28 – Dia do Cartão Postal
28 – Dia Nacional da Caatinga

28 – Aniversário de Silvânia (Diretora da Escola Isaura Costa)
29 – Dia Internacional da Dança
30 – Dia do Ferroviário
30 – Dia Nacional da Mulher

 

Se você quiser saber a Origem da palavra Abril, clique aqui